Pita Camargo no MASC


Mistério da pedra
Pita Camargo celebra 30 anos de carreira no Masc
Fotos:  NProduções/Divulgação


Diante da escassez de escultores no panorama de arte de Santa Catarina o fato de Pita Camargo alcançar três décadas de trabalho dedicadas ao mistério da pedra é motivo para uma grande celebração. A mostra “Vinte Seis – Menos Um” chega ao Museu de Arte de Santa Catarina no dia 9 de abril, depois de encantar os visitantes em Blumenau e Criciúma. Composta de 26 esculturas em mármore e granito, a exposição abre às 19h30 com um trabalho, em mármore, exposto na entrada do Centro Integrado de Cultura, e o restante na sala expositiva. A iniciativa conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Fundo Cultural (Funcultural) Fundação Catarinense de Cultura. 

A mostra na Capital do Estado ganha curadoria e texto de João Otávio Neves Filho, o Janga, que destaca o amadurecimento da produção do artista nascido em Blumenau em 1966. Para o crítico de arte e curador, são “perceptíveis na atualidade a conquista de uma maior síntese formal, despojamento de detalhes não essenciais e aprofundamento da compreensão da dinâmica interna genuína da arte escultórica”.
Inserida no projeto Obra e Tempo/Pita Camargo, a mostra no Masc encerra um circuito realizado em três etapas. A primeira ocorreu no final de 2013, em Blumenau, a segunda em Criciúma no último mês e a terceira, no Museu de Arte de Santa Catarina. Pita apresenta uma produção que segue com uma reflexão sobre a arte e o tempo, um tema caro em sua trajetória.  

As potencialidades da matéria, o mármore e o granito, exigem olhar apurado e extrema habilidade, além do emprego de ferramentas eficazes. No trabalho da lapidação, além da busca do valor formal, o artista discute questões como o movimento, o vazio, a pele, a negação, a vida – seu valor e sua preservação.
Sempre interessado em arte educação, o artista realiza uma Conversa de Artista e uma oficina (veja serviço). “Fonte de desenvolvimento humano, por trabalhar o sensível, a criatividade, a emoção, a arte traz registros, memória em torno de identidade coletiva, aspectos de socialização e de lazer, transforma as pessoas, desperta potencialidades e percepções individuais”, diz o Pita Camargo que insere no projeto expositivo a ação educativa, a oficina “Iniciação sobre Técnicas de Moldes p/ Escultura/cera perdida”. 

Frequentemente envolvido com encontros e palestras, ele aprecia partilhar conhecimento, discutir sobre o papel social da arte com um enfoque específico sobre estética, escultura e processos criativos.


Breve biografia
Pita Camargo nasceu em abril de 1966, em Blumenau. Morador de Gaspar, o desenhista, gravador e escultor atua desde 1982 no circuito artístico de Santa Catarina com participações sucessivas em mostras individuais, coletivas, leilões, ações corporativas, beneficentes e em eventos de caráter internacional. Em constante aprimoramento, alicerça seu currículo com cursos de renomados, como Maria do Barro, Elvo Benito Damo e José Resende, entre outros.
Dedicado, estuda escultura, modelagem e forma, prática artística que adota com maior dedicação.  Em 2001 realiza uma individual no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e integra o 1º. Simpósio Internacional de Escultura no Brasil, em Brusque. Criador de murais, monumentos, painéis, com esculturas em espaços públicos de Blumenau, Pomerode, Joinville, Florianópolis, São Paulo e Curitiba, também assina trabalhos instalados em escolas, condomínios particulares e outras instituições. Entre o figurativo e o abstrato, sua produção resulta em riqueza de expressões capazes de tocar os espectadores de diferentes modos.


Serviço - Mostra
O quê: Mostra “Vinte Seis – Menos Um”, de Pita Camargo.
Quando: 9.4.2014, 19h30 (abertura). Até 25.5.2014, terça a sábado, 10h às 20h30, domingos e feriados, 10h às 19h30
Onde: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis/SC, tel.: 3664-2629
Quanto: Gratuito


Serviço – Conversa de Artista
O quê: Conversa de Artista com Pita Camargo.
Quando: 9.4.2014, 18h
Onde: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis/SC, tel.: 3664-2629
Quanto: Gratuito

Serviço – Oficina
O quê: Oficina Iniciação sobre Técnicas de Moldes p/ Escultura/cera perdida
Quando: 14.5.2014, 14h às 17h
Onde: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis/SC, tel.: 3664-2629
Quanto: Gratuito


Ficha técnica
Curadoria: João Otávio Neves - Janga
 Produtora cultural: Ivone Gumz
Assessoria de imprensa: NProduções
Designer: Diogo Mendes
Fotógrafo: Cláudio Peruzzo
Montagem e transporte: Marcio Testoni, Salvador Pereira, Frederico André Deeke, Maicon Felizberto dos Santos

Contatos: Pita Camargo (47) 9979-7149. Assessoria de imprensa   NProduções Néri Pedroso (jorn.) neripedroso@ig.com.br Skype: neripedroso Face: Néri Pedroso (48) 9911-9837/3248-4158





Nenhum comentário:

Postar um comentário